Gestao de pessoas
A Gestão de Pessoas consiste no planejamento, na organização, no desenvolvimento, na coordenação e no controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal; ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram, alcançarem os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho.
A Gestão de Pessoas significa conquistar e manter pessoas na organização, trabalhando e dando o máximo de si, com uma atitude positiva e favorável. Representa todas aquelas coisas não só grandiosas que provocam euforia e entusiasmo, como também aquelas coisas muito pequenas e muito numerosas, que frustram ou impacientam, ou que alegram e satisfazem, mas que levam as pessoas a desejar permanecer na organização.
Há mais coisas em jogo quando se fala em Gestão de Pessoas. Também está em jogo a espécie e qualidade de vida que a organização e seus funcionários levarão e a espécie de colaboradores que a organização pretende cultivar.
Seus objetivos derivam dos objetivos da organização com um todo. Toda organização tem como um de seus principais objetivos a criação e distribuição de algum produto (como um bem de produção ou de consumo) ou de algum serviço (como uma atividade especializada). Ao lado dos objetivos organizacionais, a Gestão de Pessoas deve considerar os objetivos pessoais dos funcionários.
Os principais objetivos:
• Criar, manter e desenvolver um contingente de recursos humanos com habilidade e motivação para realizar os objetivos da organização;
• Criar, manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena dos recursos humanos, e alcance dos objetivos individuais; e alcançar eficiência e eficácia através dos recursos humanos disponíveis.
Os desafios de Recursos Humanos nesta década
Casual
Ocorre aleatoriamente quando surge alguma oportunidade e sem