Gestao de pessoas
O termo RH ou Gestão de Pessoas pode assumir três significados diferentes:
1 – RH como função ou departamento. Aqui RH é a unidade operacional que funciona como órgão se staff, isto é, como elemento prestado de serviços nas áreas de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, comunicação, higiene e segurança do trabalho, benefícios etc.
2 – RH como conjunto de práticas de recursos humanos. Aqui RH refere-se ao modo como a organização opera suas atividades de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, benefícios, comunicação, higiene e segurança do trabalho.
3 – RH como profissão. Aqui RH refere-se aos profissionais que trabalham em tempo integral em papeis diretamente relacionados com recursos humanos, a saber: selecionadores treinadores, administradores, de salários benefícios, engenheiros de segurança, médicos do trabalho etc.
Relações entre pessoas e organizações
A busca do desenvolvimento mútuo e continuado entre organizações e pessoas é, sem dúvida um dos aspectos mais importantes da moderna Gestão de Pessoas. A legitimidade da área esta fortemente vinculada a sua capacidade de desenvolver pessoas – a única forma de ultrapassar os obstáculos que se colocam para o futuro das organizações e torná-las permanentemente atualizadas e viáveis. Mas os processos de capacitação e desenvolvimento das pessoas envolvem questões complexas com preparação de lideranças introdução do coaching e mentoring, educação corporativa continuada, gestão do conhecimento, aquisição de novos talentos e do aprendizado organizacional. O treinamento é um esforço de melhoria individual. Como tal, ele é indispensável, mas insuficiente para as necessidades organizacionais de um esforço mais amplo e compreensivo de mudança e de mudanças e de melhoria organizacional. E por quê? Simplesmente porque estávamos em uma era de instabilidade e de mudanças que requerem pessoas e organizações dinâmicas, flexíveis,