Recursos humanos
Curso: Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos
Disciplina: Processos gerenciais
Eliane Morais dos Santos. RA: 5724162359. Alexandre Progênio Conceição. RA: 1299147437. Johnny da Silva Vasconcelos. RA: 5312954745. Fábio Lima e Silva. RA: 5322986280.
Professor EaD: Alan Dourado de Sá.
O que é planejamento?
Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos. Tais como:
- Permite controle apropriado;
- Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente;
- Melhor coordenação das interfaces do projeto;
- Possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos; e
- Propicia um grau mais elevado de acertividade nas tomadas de decisão.
“Preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável” (Peter Drucker).
Em resumo, o tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.
Quais os tipos de planejamento?
a) Planejamento estratégico; este é elaborado geralmente pela alta gerência e abrange toda a estrutura organizacional de uma organização.
b) Planejamento tático; é desenvolvido por profissionais da média gerência e aplica-se a departamentos específicos.
c) Planejamento operacional; é considerado como formalização, principalmente através de documentos escritos das metodologias de