Para onde vai a tga ?
O começo da década de 1990 marca o surgimento da Era da Informação, graças aotremendo impacto provocado pelo desenvolvimento tecnológico e pela tecnologia dainformação. Na Era da Informação, o capital financeiro cede o trono para o capitalintelectual. A nova riqueza passa a ser o conhecimento, o recurso mais valioso eimportante.Na Era da Informação, doze temas básicos diferenciam a nova economia da antiga:conhecimento, digitalização, virtualização, molecularização, integração/redesinterligadas, desintermediação, convergência, inovação, produ-consumo,imediatismo, globalização e discordância .
101
A chegada da Era da Informação trouxe um novo contexto e uma avalanche deproblemas para as organizações. Pegou a maior parte das organizações totalmentedespreparadas para a nova realidade. A velocidade e a intensidade das mudanças foimuito além do que se esperava. O diferencial entre o que as organizações estãofazendo e o que deveriam fazer tornou-se enorme e inultrapassável. A solução?Recorrer a medidas extremas e rápidas para a busca da sobrevivência. E daexcelência. Assim, começaram a surgir modismos na Administração.Nos portais da Era da Informação, surgem soluções emergentes no intuito de reduzir o diferencial entre as práticas administrativas e as exigências de um ambienteturbulento e instável:
A
melhoria contínua
, baseada no kaizen japonês, constitui um esforço lento egradativo de mudança organizacional, vindo de baixo para cima. O programa demelhoria contínua deve basear-se nos seguintes pontos: (1) criar e publicar paratodas as pessoas os objetivos e propósitos da empresa quanto à melhoria doproduto ou serviço; (2) a alta administração e todas as pessoas devem aprender eadotar a nova filosofia: não mais conviver com atrasos, erros e defeitos dotrabalho; (3) conhecer os propósitos da qualidade, para melhorar os processos ereduzir custos; (4) suspender a prática de fazer negócios apenas na base dopreço; (5) melhorar