Gestao de Pessoas
COLE«√O
GEST√O
EMPRESARIAL
Maria Alice P. Moura e Claro
Daniele Cristine Nickel
G
G
G
G
G
est„ode
P
P
P
P
P
essoas
2
IntroduÁ„o
J· faz algum tempo que a ·rea de Recursos Humanos passou de um simples departamento de pessoal para um agente de transformaÁıes na organizaÁ„o, provocando mudanÁas e oferecendo sustentaÁ„o na implementaÁ„o das mesmas.
A empresa que opta pela vanguarda em gest„o de pessoas certamente obter· resultados benÈficos a sua sa ̇de organizacional, aumentando a produtividade, garantindo a sobrevivÍncia do negÛcio e propiciando satisfaÁ„o aos empregados.
Para isso, as empresas contam com ferramentas de gest„o capazes de fomentar resultados satisfatÛrios.
Para compreender um pouco mais algumas dessas ferramentas, discute- se, neste artigo, os temas: treinamento e desenvolvimento de pessoal, recrutamento e seleÁ„o, remuneraÁ„o por competÍncia e por habilidade e, por fim, o sistema de avaliaÁ„o 360 graus ( feedback ).
1 Treinamento e desenvolvimento
O treinamento envolve basicamente quatro etapas: 1) diagnÛstico;
2) desenho do programa de treinamento; 3) aplicaÁ„o ou implementaÁ„o; e
4) avaliaÁ„o e acompanhamento.
18
CAPITAL
HUMANO
1.1 DiagnÛstico
O diagnÛstico visa levantar as necessidades (carÍncias em termos de preparo profissional) passadas, presentes ou futuras por intermÈdio de pesquisas internas, a fim de descrever o problema e prescrever uma intervenÁ„o. Envolve a colet a e o cruzamento de dados e informaÁıes, a definiÁ„o dos pontos fortes e fraco s e o detalhamento dos problemas por meio de uma an·lise aprofundada, visando identificar as suas causas e definir aÁıes para os pontos passÌveis de melhoria.
1.2 Desenho do programa de treinamento
O desenho do programa de treinamento refere-se ao planejamento das aÁıes de treinamento a partir do diagnÛstico das necessidades. Este deve estar associado ‡s necessidades estratÈgicas da organizaÁ„o. Envolve identificar o que fazer
(
metas
);