gestao de pessoas
Este livro reúne as apresentações dos temas referentes à "Gestão da Qualidade de Vida na Empresa" propostos pelos participantes do Fórum Permanente e Interdisciplinar de Saúde, realizado em março de 2005, organizado com apoio da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais
(CORI) e da Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU).
A questão da qualidade de vida na empresa é complexa e multifacetada, incorporando desde o debate mais conceitual proveniente de diferentes áreas de pesquisa, até a abordagem de questões imediatas e aplicativas como programas de promoção de atividade física e adoção de indicadores quantitativos. Tudo isto desenvolvido no interior da empresa que, enquanto organização complexa, caracteriza-se pelo confronto entre o formal e o informal, a existência de conflitos decorrentes de diferentes causas e a busca permanente da expansão em mercados concorrenciais e ambientes que mudam rapidamente.
Esta complexidade pode levar a duas situações indesejáveis, desde a perspectiva da melhor utilização possível de recursos em relação aos benefícios que se poderiam alcançar.
De um lado temos a presença de práticas no interior da empresa desvinculadas dos seus macro-objetivos e, do outro, a idéia de que as iniciativas em qualidade de vida dependem de um montante de investimento proibitivo para a maioria das organizações que atuam hoje no mercado.
9
Este livro procura ilustrar a viabilidade de iniciativas no campo da promoção de melhorias de qualidade de vida para os membros das mais diferentes organizações, tendo como foco central a empresa, apresentando um panorama amplo das possibilidade de intervenção sem abrir mão da complexidade do tema e da sua diversidade. Procurando sempre atender a heterogeneidade intrínseca das questões, a exposição desenvolve-se em três grandes áreas: (a) Atividade Física, (b)
Responsabilidade Social e (c) Fadiga Organizacional, propiciando clareza e acessibilidade dos temas