Célula
Estas células possuem um núcleo delimitado por um sistema de membranas (a membrana nuclear ou carioteca), nitidamente separado do citoplasma. Têm um rico sistema de membranas que formam numerosos compartimentos, separando entre si os diversos processos metabólicos que ocorrem na célula.
Como todas as células, possui uma membrana celular (membrana plasmática ou plasmalema). Sua espessura é de 7,5 nanômetros, o que a torna visível somente ao microscópio eletrônico, no qual aparece como um sistema de três camadas: duas escuras, eletrodensas, e entre elas uma camada clara. Esta estrutura trilaminar é chamada unidade de membrana. Membrana Plasmática
As membranas celulares envolvem a célula, definem os seus limites e mantêm as diferenças essenciais entre o citoplasma e o meio extracelular.
Membrana Plasmática
Essencial à vida
Envolve a célula
Limite celular entre Citosol - Meio Extracelular
Barreira seletiva
Interação célula-célula
Sinalização celular Funções das Proteínas de Membrana Proteínas de Membrana
Citoplasma
O citoplasma das células eucarióticas aparece sem estrutura visível mesmo quando examinado ao microscópio eletronico. Corresponde ao meio interno da célula onde estão incluídas todas as suas estruturas.
O citoplasma é constituído por uma substância fundamental amorfa – o hialoplasma ou citosol – que contém água, proteínas, íons, aminoácidos e outras substâncias. A parte proteica pode sofrer modificações reversíveis em sua estrutura, aumentando ou diminuindo sua viscosidade, alternando de gel (mais denso) para sol (mais fluido) ou vice-versa.
Mergulhados no hialoplasma estão os organoides e os grânulos de depósito de substâncias diversas, como glicogênio ou gorduras. Os organoides possuem funções específicas, sendo alguns revestidos por membranas e outros, não.
COMPOSIÇÃO
Água, sais