Gestao de pessoas
O sistema de provisão de recursos humanos trata a relação de suprimento de pessoas para a organização. O processo de providência envolve todas as atividades relacionadas com pesquisa de mercado, recrutamento e seleção de pessoas, bem como sua integração às tarefas organizacionais e representam a entrada das pessoas no sistema organizacional. Trata-se de abastecer a organização dos talentos humanos necessários para seu funcionamento de forma a compreender como opera o ambiente de trabalho e que tipo de pessoas a organização busca para suprir a vaga e fazer parte de seu sistema.
O AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Toda organização coexiste dentro de um ambiente de outras organizações. Tendo esses ambientes múltiplos aspectos, o sistema de provisão ingressa e sai do sistema de modo dinâmico, a modo de estudar características do ambiente.
Mercado de recursos humanos e mercado de trabalho.
Há três aspectos importantes apresentados pelo conceito de mercado; a dimensão do espaço, a dimensão de tempo e a dimensão de oferta. Respetivamente trata-se sobre a localização física do mercado, sobre a época em que o mercado atua e as características da mesma e sobre a disponibilidade de algo, pela procura e demanda de alguma coisa. Assim delineamos dois tipos de mercados, o de trabalho e o de recursos humanos.
Os processos de aplicação de pessoas envolvem os primeiros passos na integração dos novos membros na organização, o desenho do cargo a ser desempenhado e a avaliação do desempenho do cargo.
Socialização organizacional
Após serem recrutados e selecionados, as pessoas ingressam nas organizações. Somente algum têm condições de ingressar nas organizações. O aculturamento social às práticas e filosofias predominantes na organizações e, simultaneamente, desprendimento de antigos hábitos e prejuízos arraigados e indesejados que devem ser banidos do comportamento do recém-iniciado.
A socialização organizacional procura estabelecer