Gestao de pessoas
TRABALHANDO NA PENSEWEB LTDA
Fátima Bernardes não tinha muita experiência em trabalho em equipe. Recém formada pela Uninove, seu curso de Administração com ênfase em Tecnologia da Informação sempre enfocou mais os projetos e conquistas individuais. O pouco que havia visto sobre equipes tinha sido em suas aulas de Comportamento Organizacional e Gerência de Projetos.
Quando se apresentou para a entrevista na PENSEWEB, uma empresa de desenvolvimento de softwares, ela não se preocupou muito com o fato de que a organização fazia uso extensivo de equipes multifuncionais. Durante as entrevistas, declarou a todos que possuía pouca experiência com trabalho em equipe. Ressaltou, no entanto, que se dava bem com as outras pessoas e acreditava que podia tornar-se um bom membro de equipe, infelizmente, Fátima Bernardes estava enganada.
Fátima entrou para a PENSEWEB como consultora e seu gerente superior era o Sr. Hirata. Os colegas de trabalho de Fátima eram Alexandre Rodrigues (programador sênior), Laura Piovani (marketing), Carlos Torres (co-fundador da PENSEWEB, que trabalhava apenas meio período na empresa) e Geraldo Betini (especialista em softwares educacionais).
Depois das primeiras semanas de trabalho, Fátima pensou em desistir. “Nunca pensei que seria tão difícil trabalhar com pessoas tão competitivas e opinativas”. Todas as decisões parecem virar um campeonato de poder. Carlos e Geraldo são particularmente complicados. Carlos, por ser co- fundador, acha que sua opinião deve ter mais peso e Geraldo acha que sabe mais que todo mundo e o Sr. Hirata é passivo e calado; raramente se manifesta nas reuniões e parece querer evitar conflitos.
“ O que torna meu trabalho difícil é que não tenho responsabilidades específicas” dizia Fátima. “Parece que tem sempre alguém interferindo no que eu faço ou dizendo como devo fazê-lo. Nossa equipe parece ter 04 chefes e eu”.
O trabalho a qual Fátima estava desenvolvendo estava atrasado em três semanas, pelo