Gestao de Pessoas
Turma: COMEX T03 – Berrini – Sao Paulo
1 Case de Sucesso: Empresa Dow
Revista Exame
Data: 24/06/2013 10:00 http://exame.abril.com.br/gestao/album-de-fotos/por-dentro-da-sede-da-dow-em-sao-paulo “O prédio e a estrutura interna expõem a nossa cultura”, diz sobre a unidade que foi construída no modeloopen space – sem salas nem paredes que dividem os departamentos. “Não consigo sequer imaginar voltar a uma estrutura tradicional”, diz Susannah – que trabalhou em outras unidades da empresa nos Estados Unidos, onde o espaço ainda é “tradicional e antigo”.
Segundo descrito no artigo, notamos que a Dow busca uma estrutura organizacional mais moderna aonde nao existem fisicamente (paredes) barreiras entre hierarquias, facilitando a integracao e comunicacao entre as areas.Considero, embora nao diretamente aparente como um fator motivacional pois as pessoas embora saibam da existencia de hierarquia nao se sentem reprimidas em se expressar, vide o ambiente que o favorece.
A formação de líderes é o principal viés da empresa, que tem nos programas de desenvolvimento seu foco fundamental para retenção dos talentos. “A nossa reputação só leva o candidato até a porta da empresa. Se ele vai ficar ou não é uma questão de retenção, que é a nossa principal concentração”, diz. Para isso, desde o processo seletivo, líderes são pinçados para servir de mentores aos novos candidatos.
Conforme estudamos, a sindrome de burnout (instala incertezas, insatisfacao e deformacao fisico-psicologica segundo seu modelo de gestao) detroe a realizacao de cada colaborador que se sente desmotivado por nao ter perspectivas dentro da empresa. Empresas que colaboram no crescimento, provem oportunidades de cargos de liderancas, geram sim motivacao e satisfacao aos colaboradores.
“Eles participam da definição do perfil de estagiário ou trainee que precisam e se comprometem ao ‘trabalho extra’ de desenvolver essas pessoas dentro de casa”, diz Susannah - que garante