GESTAO DE PESSOAS I
TAUAN PEREIRA
Resumo do Caso
PRÁTICAS DE REMUNERAÇÃO COMO
ESTRATÉGIA PARA RETENÇÃO DE TALENTOS:
UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS
O objetivo da presente pesquisa é evidenciar práticas relevantes do sistema de remuneração adotado por uma empresa de serviços, à luz da literatura da área e da opinião dos funcionários. Para esta pesquisa, um resgate da literatura sobre práticas de remuneração forma um quadro de referência para o posterior Estudo de Caso exploratório em uma empresa pública do ramo de serviços. Para que se retenha bons talentos em sua empresa é necessario que haja uma boa remuneração, pois se essa remuneracao não for de acordo com o servico prestado, o funcionario pode procurar algo melhor; que por sua vez a empresa terá um gasto muito maior na procura de um substituto para desempenhar tal funcao na qual foi deixada, daí se dar o processo de rotatividade, pois se a empresa não achar uma pessoa adequada rapido, perderá tempo e dinheiro claro.
A renumeracao pode ser entendido, segundo Dutra (2006), como a forma de valorização das pessoas pela empresa, e essas recompensas atendem expectativas e necessidades pessoais, tais como: econômicas, crescimento pessoal e profissional, segurança, projeção social, reconhecimento, possibilidade de expressar-se por seu trabalho, etc. Por isso, as práticas de recompensas devem estar próximas daquilo que a organização valoriza e quer estimular em seus profissionais, de modo a incentivar comportamentos e ações que agreguem valor, gerando equilíbrio entre estrutura compensatória e resultados obtidos pela organização.
Enfim, Administrar a remuneração é, provavelmente, tema mais complexo nas empresas hoje em dia, como também mostra a literatura sobre modelos de remuneração adotados nas organizações.
Quando se trata de empresa de serviços, esta questão se torna ainda mais relevante, pois nas relações de serviço as habilidades das pessoas são ainda mais essenciais e devem ser recompensadas à