gestao de operacoes
Cristina de Castro Siqueira
1. Porque consideramos que a gestão de operações, da forma como a vemos hoje, começou sua grande evolução com a Primeira Revolução Industrial? Isso quer dizer que antes desse período não havia operações que requeriam gestão?
A Primeira Revolução Industrial trouxe a necessidade de solucionar problemas técnicos da organização de processos. Antes deste período haviam operações que requeriam gestão, como a Grande muralha da China e as pirâmides do Egito, mas o marco para o início foi na Primeira Revolução Industrial.
2. Discuta o papel das crises pelas quais países e empresas passaram na evolução da gestão de operações. Mais especificamente, a crise de 2008/2009.
A crise nos EUA de 2008/2009 obrigou empresas americanas a reverem suas operações e repensar práticas que não estavam mais funcionando. As organizações viram suas vendas internas e externas despencarem, além da necessidade de enxugar seus quadros de funcionários.
3. Porque a gestão estratégica de operações só passou a ser uma preocupação mais explícita no final dos anos 1960?
A crise do petróleo e as indústrias japonesas em alta fizeram com que a gestão de operações deixasse de ser operacional e passasse a ser estratégico, ou seja, era preciso garantir que o gerenciamento dos processos de produção e a entrega de valor ao cliente sejam totalmente alinhadas com a intenção estratégica da empresa quanto aos mercados a que pretende servir.
4. O que é gestão da produção e operações?
É a atividade de gerenciamento estratégico dos recursos escassos, de sua interação e dos processos que produzem e entregam bens e serviços, visando atender a necessidade e/ou desejos de qualidade, tempo e custo de seus clientes.
5. Defina sistema de produção.
Define-se um sistema como um conjunto de elementos dinamicamente relacionados entre si, formando uma atividade para atingir um objetivo, operando sobre entradas (informação, energia ou matéria) e fornecendo