TRABALHO
Granulócitos, Monócitos e suas Doenças Benignas
GRANULOPOESE
MIELOBLASTO E MONOBLASTO
Células com delimitações bem definidas, núcleo com cromatina muito delicada (frouxa), 2 a 5 nucléolos. Rel NxC é alta. Citoplasma com basofilia leve. O mieloblasto pode conter grânulos e Bastões de Auer
GRANULOPOESE
Os granulócitos e monócitos são formados na MO a partir de uma célula precursora comum à hemocitoblasto à se diferencia em mieloblasto ou monoblasto.
RESUMO DA GÊNESE DO MONÓCITOS
Núcleo oval ou redondo, cromatina delicada, nucléolos raramente visíveis, citoplasma regular, contorno pouco marcado e basofilia discreta
MONÓCITOS
Os monócitos se caracterizam por serem células grandes, geralmente maiores que os eosinófilos, núcleo grande, dobrado e não-denso. O citoplasma é de cor cinza, podendo ter poucos grânulos finos (“poeira”).
PROMIELÓCITO E MIELÓCITO
Promielócito: célula grande (pode ser maior que o mieloblasto), núcleo com cromatina delicada e nucléolos com menor definição, citoplasma com granulações densas (inespecíficas à primárias) em grande quantidade.
Mielócito: célula menor que o promielócito, núcleo circular ou oval com padrão de cromatina ainda delicado, sem nucléolos. Citoplasma com granulações mais finas (específicas à secundárias).
METAMIELÓCITOS E BASTONETES
Metamielócitos: célula menor que o mielócito, núcleo em forma clivada e cromatina mais compacta, com granulações citoplasmáticas variáveis, porém na maioria neutrofílicas (específicas à secundárias).
Bastonetes: núcleo com a forma alongada em “U”, sem segmentos, com cromatina densa. Citoplasma com raríssimas granulações inespecíficas primárias e muita granulação específica secundária
NEUTRÓFILOS SEGMENTADOS
Início da segmentação com dois segmentos nucleares.
Segmentado típico com 3 ou 4 segmentos nucleares, cromatina grosseira e citoplasma com grânulos neutrofílicos (rosa-azulados ou cinza-azulados) finos no citoplasma.
GRANULOPOESE
Mieloblastos,