gestao de estoque
R: Foi um erro de prolongar a promoção por anos, só visando a busca pela liderança no mercado. A meta e sempre gerar lucros, e isso não aconteceu com a campanha. No ponto de vista logístico gerou despesas que não estavam no planejamento por que teve que dispor de contratação de pessoas para abastecer os pontos de troca, pagar mais a outro fornecedor dos bichinhos, pois a demanda foi muito mais alta do que esperada. A Parmalat tinha um estoque de segurança que foi mal calculado e sua gestão de estoque também errou na escolha de seu fornecedor, tinha que ter mais opções de fornecedor aqui no Brasil para que o tempo de reposição fosse mais ágil.
2) Quais estratégias seriam aplicadas do ponto de vista da gestão de estoque e soluções?
R: Se entende que a utilização do gráfico dente de serra seria uma ótima opção, pois com ele todos os elementos seriam analisados, desde a demanda, passando por níveis de suprimento, ate mesmo o tempo de ressuprimento, que foi um dos principais problemas. Utilizando o sistema de Máximos e mínimos, nesse caso a revisão continua era muito importante.
3) Quais as vantagens desse sistema para empresas fornecedoras e empresas compradoras, e conceitos do VMI como gestão de estoque?
R: Como vantagem por parte dos clientes temos a redução de custo na contração de funcionários para um departamento inteiro de compras, podendo utilizar apenas uma pessoa para a supervisão de nosso estoque. Podemos programar o modelo Toyota, utilizando a gestão focada na redução dos setes tipos de desperdícios (superação, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventario, movimento e defeitos). Vantagens dos fornecedores e de poder programar sua produção e assim evitar despesas desnecessárias como mais exatas e sem atrasos. Não necessita de estoque elevado, pois conhece as necessidades de seus clientes.
4) Quais os