gestao de empresas
Abordagem Neoclássica da Administração Surgiu a partir de 1954, e tem entre os seus representantes Peter Drucker, considerado o pai da Adm. por Objetivos Também é conhecida como Escola Operacional ou do Processo Administrativo (MAXIMIANO, 2004).
Segundo CHIAVENATO (2003), Todas as teorias administrativas assentaram-se na Teoria Clássica, seja, como ponto de partida, seja como crítica para tentar uma posição diferente, mas a ela relacionada intimamente. A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente actualizada e redimensionada aos problemas administrativos actuais e ao tamanho das organizações de hoje. A Teoria Neoclássica surgiu com o crescimento exagerado das organizações. Uma das respostas que procurou dar foi a respeito do dilema centralização versus descentralização. Boa parte do trabalho dos neoclássicos está voltada para factores que levam à decisão de descentralização, bem como às vantagens e desvantagens que a descentralização proporciona. A Teoria Neoclássica enfatiza as funções do administrador: O Planeamento, a organização, a direcção e o controle. No seu conjunto, essas funções administrativas formam o processo administrativo.
Objectivos
Geral
Estudar a abordagem Neoclássica da administração
Específicos
Identificar Princípios básicos de Organização
Distinguir a Centralização da Descentralização
Descrever Funções do Administrador
Abordar a Apreciação Crítica da Teoria Neoclássica
Princípios Básicos de Organização
Segundo CHIAVENATO (2003), os princípios básicos da organização são:
Divisão de trabalho
Especialização
Hierarquia
Amplitude administrativa
Divisão do Trabalho
Surgiu com a revolução industrial e significa a decomposição de processos complexos de trabalho; é a base para a eficiência; tem como consequências a maior produtividade e a redução de custos; a administração também pode ser dividida em níveis.