Atividade baseada no texto de Franz Rudio
1- Qual a diferença entre uma representação enquanto imagem e uma representação enquanto conceito?
Representação quanto imagem é a visão que temos de algo a partir da materialização do mesmo na nossa mente. Por exemplo: Quando ouvimos dizer o nome cadeira, automaticamente se materializa na nossa mente um objeto com quatro pernas e uma superfície plana e um encosto onde podemos sentar e se encostar. Já o conceito é a atividade mental que produz conhecimento e é algo que é construído de forma gradativa na nossa jornada. 2- Em que consiste o par compreensão e extensão de um conceito?
Compreensão é como entendemos algo ou alguma coisa, são as informações que temos sobre. Já a extensão é o tamanho da compreensão ou seja quanto maior a compreensão menor a extensão e quanto menor a compreensão maior a extensão. Por exemplo: Uma cadeira, essa cadeira pode ser de qualquer cor, qualquer tamanho, ser estofada ou não, ter rodinhas ou não, a extensão é grande. Mas quando falamos uma cadeira cor-de-rosa, pequena, sem estofamento, sem rodinhas. Ai a extensão é menor
Então a compreensão são as características e a extensão é a aplicação.
3- Explique o que pode ser compreendido com a afirmação: “Quanto maior a compreensão menor a extensão e vice-versa”.
Quanto mais características se tem sobre o conceito menor será o grupo a ser aplicado tal conceito, e quanto menos característica se tem sobre o conceito maior será o grupo a ser aplicado tal conceito. Por exemplo: O carro da Fiat é bonito (A Fiat tem muitos carros logo a compreensão é pequena e a extensão grande), O carro da Fiat, Pálio, Vermelho, ano 2014 é bonito (Maior compreensão, menor extensão)
4- É possível a um conceito ser distinto, sem ser claro e adequado? Justifique sua resposta.
Acredito que não pois o conceito quando é distinto apresenta expressões distintas que designam o