termodinamica relatorio
Determinação do calor específico de um material.
INTRODUÇÃO
O calor é definido como sendo uma energia em trânsito entre corpos em resultado da diferença de temperatura entre eles. Ele é transferido do corpo que possui temperatura mais alta para o que possui temperatura mais baixa, esse calor só é transferido enquanto os corpos possuírem temperaturas diferentes entre si, pois assim que atingir o equilíbrio térmico os corpos adquirem temperaturas iguais, não havendo mais fluxo de calor.
A quantidade de calor de um corpo refere à quantidade de energia trocada entre dois corpos em contato quando há diferença de temperatura. Já o calor específico ou a capacidade calorífica de um material representa uma grandeza que possui valores diferentes para cada tipo de material. Ela corresponde à quantidade de energia que deve ser dada a uma amostra de 1g da substância considerada para que sua temperatura aumente 1°C.
MATERIAL E MÉTODOS
3.1 MATERIAL
Béquer;
Balança;
Termômetro;
Calorímetro (caixa de isopor);
Bloco de um material desconhecido;
3.2 MÉTODOS
Inicialmente foi medida a temperatura inicial e a massa do bloco e da água. A massa de água foi obtida através da diferença entre a massa da caixa de isopor cheia de água e a caixa vazia.
Após isso, foi colocado um bloco de um material desconhecido dentro de um béquer com água. Esse sistema foi aquecido até atingir uma temperatura próxima da temperatura de ebulição da água.
Depois de aquecido, o bloco foi retirado e colocado rapidamente para não haver perda de calor para o meio externo em uma caixa de isopor fechada com água a uma temperatura bem próxima da temperatura ambiente.
Uma das pontas do termômetro estava imersa na caixa de isopor com água. Através disso, a temperatura foi verificada várias vezes até encontrar uma temperatura que permanecesse estável, ou seja, a temperatura de