Evolução origem da vida
O homem vem ao longo do tempo tentando desvendar, o que seria provavelmente o maior acontecimento de todos os tempos. A sua própria origem. Há mais de 2000 anos, Aristóteles (filósofo grego) acreditava que os seres vivos surgiam a partir da matéria bruta do meio, era a chamada geração espontânea ou abiogênese. Vários pensadores reforçavam esta idéia, que perdurou até a metade do século XIX.
Abiogênese X Biogênese
No século XVII, começaram a surgir sábios com novas idéias, que não aceitavam a abiogênese, utilizando métodos científicos, para desmascará-la. Na Itália, Francesco Redi (1626 -1698) demonstrou que as larvas de moscas que se desenvolvem em carne em putrefação ou no interior de frutos surgem a partir de ovos ali depositados anteriormente por outras moscas. Um século após a experiência de Redi, a discussão ainda continuava. Somente na metade do século XIX, que a abiogênese sofreu seu golpe final, quando um cientista francês, Louis Pasteur (1822 – 1895), preparou um caldo de carne, que é um excelente meio de cultura para micróbios, e submeteu-o a uma cuidadosa técnica de esterilização, com aquecimento e resfriamento bruscos. Hoje, conhecida como “pasteurização”. Em seguida, o caldo de carne era conservado no interior de um balão “pescoço de cisne”. Devido ao longo gargalo do balão de vidro, o ar penetrava no balão, mas as impurezas ficavam retidas na curva do gargalo. Desta maneira nenhum micróbio conseguiria chegar até o caldo de carne.
Como surgiu o primeiro ser vivo?
Com o fim da abiogênese, ficou evidente que “todo ser vivo é proveniente de outro ser vivo”. Logo, surgiu à pergunta: COMO SURGIU O PRIMEIRO SER VIVO ? Muitas hipóteses foram formuladas. Somente em 1930, finalmente, apareceu uma nova hipótese, criada por Aleksandr Ivanovitch Oparin, lançada integralmente no livro A origem da vida.
A Terra primitiva e a Teoria de Oparin
A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos, a vida teria surgido à cerca de 1,5 bilhão de