Gestao de conflitos de negociação
TREINAMENTO
GESTÃO DE CONFLITOS E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Paulo Antônio Alves de Almeida
2008
www.marketing500.com.br
INTRODUÇÃO
“Os conflitos, além de inerentes à vida organizacional e grupal, podem impulsionar a inovação e a criatividade dos comportamentos, atitudes e cognições e constituem mesmo um processo decisivo no desenvolvimento dos grupos/equipes de trabalho.”
Esse treinamento é uma atitude no processo de consolidação da visão – GESTÃO DE CONFLITOS E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO. ou seja, o gerenciamento dos processos de negociação onde o ganha-ganha é o principal objetivo das empresas. Esse manual constitui uma ferramenta facilitadora do envolvimento dos profissionais nos processos de relacionamento com os clientes.
PENSO
SINTO
FAÇO
OBSERVO GOSTARIA QUE FOSSE
DEFINIÇÕES DE CONFLITO
“um conflito é mais que um desacordo, que uma discordância entre os membros de um grupo: implica um elevado envolvimento na situação, a emergência de uma certa intensidade de emoções e a percepção da existência de oposição e de tensão entre as partes.”
DEFINIÇÕES DE CONFLITO
“uma divergência de perspectivas, percebida como geradora de tensão por pelo menos uma das partes envolvidas no processo conflitual, e que pode ou não traduzir-se numa incompatibilidade de objetivos.”
TIPOS DE CONFLITOS
.Conflito Afetivo: envolve situações de incompatibilidade interpessoal entre os membros do grupo;degrada a qualidade das relações e dificulta a circulação da informação, diminuindo, desta forma, o grau de identificação dos membros com o grupo e com as suas decisões. A energia do grupo é dirigida para o desenvolvimento da coesão e para a resolução de problemas interpessoais, o que, pode ter efeitos muito negativos ao nível da eficácia grupal. Por envolver emoções negativas, o conflito socio-afetivo se torna ameaçador não apenas para o grupo mas