gestao da qualidade total
O QFD teve inicio há mais de 20 anos no Japão como um sistema da qualidade voltado para a entrega de produtos e serviços que satisfizessem o cliente. Para agregar valor é necessário ouvir a ‘’Voz do Cliente’’ durante o processo de desenvolvimento do produto ou do serviço. O Dr. Yoji Akao e outros especialistas em qualidade no Japão desenvolveram as ferramentas técnicas do QFD e as organizaram em um estruturado sistema da Qualidade de fácil compreensão e aplicação de produtos e serviços garantindo assim a qualidade aos seus clientes.
Segundo AKAO (1990), QFD é a conversão dos requisitos do consumidor em características de qualidade do produto e o desenvolvimento da qualidade de projeto para o produto acabado através de desdobramentos sistemáticos das relações entre os requisitos do consumidor e as características do produto.
Esses desdobramentos iniciam-se com cada mecanismo e se estendem para cada componente ou processo. A qualidade global do produto será formada através desta rede de relações.
QFD é mais que uma metodologia da qualidade baseada em matrizes; é uma importante ferramenta de planejamento, comunicação e documentação do desenvolvimento de novos produtos e melhoria dos existentes, que auxilia a redução de custos e garante a melhoria da qualidade. A metodologia do Quality Function Deployment é um instrumento poderoso para a melhoria da qualidade. Uma de suas propriedades mais importantes é a visualização de dados e seus inter-relacionamentos.
Conforme Cheng (1995), o QFD tem como objetivo gerenciar o processo de desenvolvimento de modo a manter o foco sempre voltado para o atendimento das necessidades dos clientes. O QFD atualmente é parte essencial da Gestão da Qualidade Total para toda organização competitiva.
Benefício do uso QFD
Foco no consumidor;
Consideração da concorrência;
Registro das informações;
Interpretação convergente das especificações;