GESTAO COMERCIAL
Nesta época os argumentos usados eram compre porque meu preço vai subir, meu produto e melhor do que o concorrente, meu produto terá propaganda na televisão, falar sobre o produto, entre outros. Ser um bom vendedor era ser uma pessoa cativante, onde agradava a todos os envolvidos no processo, deste uma secretaria ao comprador. Vender era ser amigo do comprador que no final do mês sempre dava uma forca para fechar a meta de vendas.
No passado, era fácil argumentar que ao comunicar informações sobre o produto ao cliente , a forca de vendas estaria, na verdade, agregando algum valor ao produto. (reiventado gestão de vendas)
Hoje temos observado constantes mudanças no cenário de vendas, tanto nas exigências do mercado como nas atitudes da empresa. Onde quem da às cartas é o comprador ou a empresa que compra. Estas mudanças deu-se com o crescimento de fornecedores, o surgimento de novas marcas e concorrentes, a estabilidade da moeda, o acesso rápido a informação através da internet, tudo isso que antes era restrito a muitos compradores.
Estamos vivendo em novos tempos, competitivo, com mudanças rápidas, com baixa fidelidade a marca, onde que por centavos o produto é trocado, isto é, focado em preço, em serviços imediatos, em parcerias, difícil de gerenciar.
Os tempos mudaram. Houve uma mudança radical de pensamento nessa área nos últimos anos. Poucos executivos seniores usariam hoje os termos “ TEDIO” ou “ROTINA”. Essa mudança elevou a atividade de compras a um nível de importância estratégica real na maioria das empresas. Alem disso, levantou alguns novos significativos insights na relação entre compradores e vendedores, e esta levando a inovadores modos de selecionar e trabalhar com fornecedores. (Neil Rickhan, Jonh de Vicentis , reiventado gestão de vendas) obs esta no favoritos.
O profissional atuante nesta nova