Gestao Academica Nas Escolas
Disciplina: Gestão Acadêmica de Escolas
Gestão Acadêmica de Escolas A crescente burocratização no sistema educacional tem dificultado a autonomia e a participação da comunidade na elaboração e construção do Projeto Político- Pedagógico. Coube ao Conselho estadual da educação normatizá-la e encaminhá-la a discussão e aprovação. Refletiremos sobre o atual modelo de gestão escolar e os pressupostos teórico-metodológicos na construção de Projetos Políticos Pedagógicos de qualidade.
Gestão da Escola
A construção de um projeto centrado em valores e princípios éticos é tarefa da política educacional da escola. Contribuir na formação do cidadão através de programas educativos e de processos culturais, pressupõe autonomia para que cada escola venha construir seu projeto político pedagógico e cooperar na formação da cidadania de cada sujeito. A formação da cidadania implica responsabilidade, solidariedade e colaboração o que faz com que a participação de todos os envolvidos seja essencial nessa construção. A organização, o funcionamento, as relações e o trabalho escolar são essenciais para garantir um serviço de qualidade para a escola. Diante desse grande desafio, é preciso preparar um novo gestor, que tenha em seu perfil uma conjuntura sócio-político-educacional que desenvolva características exigidas de coordenador, colaborador e de educador para que venha ser implantado esse novo projeto pedagógico. Nessa perspectiva, a administração vincula-se ao cumprimento da função social e política da educação escolar, que é formar cidadão participativo, responsável, crítico e criativo.
Através dessa concepção, a pratica dos envolvidos nesse processo proporciona a cidadania e o papel do cidadão. Assim o processo colegiado, em um conjunto cooperativo e solidário, formará uma gestão compartilhada, formada por representantes da comunidade interna (diretor, funcionários e alunos) e externa (pais, órgãos sociais e civis, etc.). Visando uma