Eutanasia
PLANALTO CENTRAL.
Aluno: Guilherme Lucas Gonçalves dos Santos
Turno: Matutino
Semestre: 4º semestre
Professor: Rodrigo Avelar
Disciplina: Bioética
ESTUDO DE CASOS
BIOÉTICA
Dezembro de 2013.
Estudo de caso sob o prisma dos conceitos apresentados de eutanásia posicionando-se quanto às condutas médicas adotadas através de justificativas normativas e conceituais pertinentes.
Caso 01: apesar do caso apresentado não falar claramente que o paciente se encontrava em fase terminal (Paciente Terminal), de acordo com o que foi descrito ele apresenta um prognóstico que não permite retrocesso ou de cura da doença, isto tudo, contando com a idade avançada.
Foi demonstrado que paciente já não tinha mais possibilidades de resgatar suas condições de saúde e caminhava lentamente para a morte previsível e inevitável, e que mesmo respondendo bem ao tratamento clínico com antibiótico permanecia clinicamente instável.
O caso também informa que o paciente tinha conhecimento do seu diagnóstico, bem como a sua família, e já no primeiro dia pediu ao médico assistente que não instituísse nenhuma medida terapêutica extraordinária e que acelerasse a sua morte.
Bem, nesse caso estamos diante de um pedido de eutanásia voluntária que se caracteriza com o pedido explicito do paciente que se encontra com uma doença incurável e sofrendo fortes dores. A eutanásia neste caso se justificaria como uma forma de libertação do sofrimento acarretado por um longo período da doença.
Quanto ao sua transferência para o quarto com o apoio da esposa, o médico o transfere, e após o 4º dia dessa transferência vem à óbito. Podemos dizer que aqui poderia ter havido um caso de eutanásia ativa, que consiste no ato deliberado de provocar a morte sem sofrimento do paciente, com fins misericordiosos.
Atualmente o avanço da medicina bem possibilitando salvar mais vidas, e inevitavelmente bem criando dilemas éticos complexos e