Gestalt Ok
Gabriela da Veiga Koegler
Professor Alexandre da Conceição
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Design de Moda (M.D.A. 03) - Teoria do Design da Moda
02/06/14
1 GESTALT
Fundada pelos pensadores alemães Max Wertheimer, Wolfgang Kohler e Kurt Koffka, a psicologia Gestalt traz referencia ao processo de dar forma e configurar. Trata-se do estudo da percepção, de como as imagens são agrupadas e organizadas pela mente, a forma mais simples e rápida a serem compreendidas. Daí a ideia de que o todo é maior e mais complexo do que a soma de suas partes. Com base nestes princípios de percepção, como a mente agrupa e organiza as imagens, foram criadas as Leis da Gestalt.
2 LEIS DA GESTALT
Disposta em sete grupos, as Leis da Gestalt traduzem as principais maneiras de como as imagens são compreendidas.
2.1 UNIDADE
Refere-se a objetos ou imagens que são apresentados de maneira que primeiro notamos o todo, a unidade. Como no exemplo abaixo, percebe-se de início o círculo maior e só depois o cérebro capta que na verdade são círculos menores organizados a formar um círculo maior.
2.2 PROXIMIDADE
Imagens ou objetos em condição igual, próximos uns aos outros trazem a ideia de conjuntos. Abaixo o exemplo de como o cérebro tende a captar um triângulo, uma linha e uma coluna, e tratar cada um como um grupo diferente.
2.3 SIMILARIDADE
Objetos que se assemelham em forma, cor ou tamanho, tendem a ser agrupados. Abaixo, o círculo que se percebe não existe, apenas é percebido por estar disposto em cor diferente aos demais.
2.4 CONTINUIDADE
Para tentar decodificar a imagem abaixo o cérebro busca continuar as linhas de maneira a fechar o desenho e buscar algo que lhe é conhecido, como no exemplo abaixo algo parecido a uma folha.
2.5 PREGNANCIA
Refere-se ao grau de rapidez e facilidade com que uma imagem ou objeto é compreendido ou lido. Quanto melhor for a organização visual facilitando a compreensão, maior será o grau de pregnancia.
2.6