o que é piscicologia ?
Você já deve ter ouvido falar de expressões como a “psicologia do vendedor”, a “psicologia da sedução”, a “psicologia de bar”... Mas essa psicologia é o que chamamos de psicologia do dia-a-dia, psicologia vulgar ou psicologia da experiência de vida de cada um e de todos, ou seja, do senso comum. A Psicologia mesmo é uma ciência, necessita de experiências controladas e provas, e é isso que precisamos começar a entender.
A Psicologia tem suas raízes lá na Grécia Antiga, entre os filósofos. Aliás, a palavra “Psicologia” vem do grego e significa psykhè (alma) + logos (estudo). Ou seja, “estudo da alma”! Mas essa alma não tem nada a ver com religião ou com a Psicologia dos dias de hoje. É que para alguns filósofos gregos nosso corpo era animado por uma espécie de sopro divino misterioso que governava nossas ações, pensamentos e sentimentos, ou seja, nossa mente. E eles queriam entender como funcionava essa mente, como poderíamos controlá-la melhor para não sofrermos e sim vivermos melhor. Para isso, segundo eles, precisaríamos conhecer e dominar nossa capacidade de pensar, nossa consciência sobre nós mesmos e o mundo, ou seja, nossa razão. Também deveríamos afastar tudo o que podia atrapalhar nossa razão, o que nos ilude e confunde.
Muita coisa aconteceu na história da Filosofia depois disso. Só que mais de 2.200 anos depois (isso mesmo!), essa mesma idéia dos filósofos gregos sobre domínio da mente voltava, só que agora dentro do movimento científico, já que afinal, a ciência como domínio da razão sobre todos os fenômenos tem suas raízes na própria Filosofia.
O pai da Psicologia científica se chamava Wilhelm Wundt, um cientista alemão, e ele, a partir de 1879, começou a criar um monte de experimentos com as pessoas para tentar entender como funcionava sua consciência, ou seja, suas percepções, pensamentos e sentimentos. Para isso, ele apresentava estímulos às pessoas como luzes, pontadas de agulha na mão e pedia para relatarem o que sentiam,