As Ciencias Sociais
Prof. Dr. Luis Afonso Salturi
1. As Ciências Sociais
Conjunto de disciplinas que têm como objeto de estudo os aspectos sociais do mundo humano. A neutralidade deve ser buscada e portanto as Ciências Sociais devem ser isentas de juízo de valores. A partir do avanço do conhecimento da sociedade, tornou-se necessária a divisão das Ciências Sociais em três áreas:
1.1 Sociologia
Estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. A sociologia envolve o estudo dos grupos e dos fatos sociais, da divisão da sociedade em classes e camadas, da mobilidade social e dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade, etc.
1.2 Antropologia
Estuda as semelhanças e as diferenças culturais entre os vários grupos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas. Além de estudar a cultura dos povos pré-letrados, a
Antropologia se ocupa da diversidade cultural existente nas sociedades industriais. São objeto de estudo os tipos de organização familiar, as religiões, a magia, os ritos de iniciação, o casamento, etc. 1.3 Ciência Política
Estuda a distribuição do poder na sociedade, assim como a formação e o desenvolvimento das diversas formas de governo. São objetos de estudo os partidos políticos, os mecanismos eleitorais, a democracia, etc.
2. Raízes do pensamento social
As Ciências Sociais surgiram e se desenvolveram com o advento da modernidade, mas, principalmente, a partir do fortalecimento do capitalismo. Dois grandes fatos políticos e sociais marcaram significativamente um processo que já vinha delineando-se desde o Renascimento comercial e urbano na Europa e foram decisivos para iniciar o que se convencionou chamar de mundo contemporâneo: a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
Em 1750, temos o surgimento da máquina a vapor nas fábricas da Europa, o que marcou o início da Revolução Industrial e alterou definitivamente o cenário socioeconômico da época.