Gest O Do Conhecimento E Inova O
O fator inovação é de extrema importância para o setor empresarial, sendo uma das alternativas para sustentar o seu crescimento e sua rentabilidade.
A inovação é gerada, essencialmente, pela competitividade das empresas e das nações. Os caminhos da inovação são vias de dois sentidos: no primeiro a inovação é "puxada" pelo mercado (market pull), isto é, quando o processo de desenvolvimento de uma inovação tem origem em uma exigência ou necessidade do mercado. Nesses casos, a inovação é comandada pela perspectiva do mercado. A empresa busca, então, o conhecimento necessário, internamente e/ou em terceiros, para desenvolver o produto que atenda às demandas do mercado. No sentido oposto, um produto inovador é desenvolvido pela empresa pela disponibilidade de um novo conhecimento ou tecnologia. Esse novo conhecimento pode ser gerado em seu próprio centro de pesquisa ou em uma universidade. De qualquer modo, permitirá à empresa desenvolver e oferecer ao mercado um produto novo e competitivo. Os princípios da Inovação
Por não dispor de todos os recursos necessários para viabilizar as oportunidades geradas, as organizações devem gerir a inovação por meio de um processo sistemático que facilite a seleção das melhores ideias com maior valor estratégico. Para atingir esse objetivo, é necessário seguir um processo:
Gestão do conhecimento
A Gestão do Conhecimento nas organizações passa pelo entendimento das necessidades individuais e coletivas associadas aos processos de criação e aprendizado.
Quando se fala em Gestão do Conhecimento é necessário discutir:O papel da administração na definição dos campos de conhecimento, no qual os funcionários da organização devem focalizar seus esforços de aprendizado, definição de metas desafiadoras e na criação de culturas organizacionais voltadas à inovação, experimentação, aprendizado contínuo.
Gestão do processo de inovação
Atende à necessidade de pesquisar, formular, avaliar, desenvolver e promover