GEST O DO CONHECIMENTO E INOVA O NAS EMPRESAS
INOVAÇÃO NAS EMPRESAS
Priscila Miranda Freire
Turma: 1*C
Gestão do conhecimento
A gestão do conhecimento também é conhecida como KM (Knowledge Management), é uma disciplina que vem crescendo nas ultimas décadas.
Trata-se de uma área de atuação transversal entre diversas áreas correlacionadas, principalmente gestão estratégica, teoria das organizações, sistemas de informação entre outras.
A gestão de conhecimento não é mais um modo de eficiência operacional, faz parte da estratégia empresarial. Todos os conhecimentos existentes nas organizações, nos departamentos e nos processos pertencem à organização. Em contra partida, todos os colaboradores podem usufruir deste mesmo conhecimento.
Quando bem implantada a gestão do conhecimento pode ser muito valiosa, contribuindo significativamente para a geração de riquezas, lucros e valores para si mesma e seus colaboradores.
Existem três conceitos básicos
Dado
Informação
Conhecimento
Dado
Conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos à eventos. Descrição exata de algo ou de algum evento. Os dados em si não possuem relevância, propósito ou significado, são important3es porque compõem a matéria prima para a criação de informações.
Informação
É uma mensagem com dados que fazem a diferença, podendo ser audível ou visível, e onde existe um emitente e um receptor.
É um fluxo de mensagens capaz de gerar conhecimento. É um meio ou material necessário para extrair e construir conhecimento.
Conhecimento
Deriva da informação e assim como esta dos dados. O conhecimento não é puro e simples, trata-se de uma mistura de elementos formalmente estruturados.
O conhecimento pode ser comparado a um ser vivo que cresce e se modifica a medida que interage com o meio ambiente.
Diante de conceitos colocados acima, através de sua união podemos entender que a gestão do conhecimento nas organizações consiste em organizar e sistematizar em todos os pontos possíveis, os dados, a informação e o conhecimento.