Gest o De Pessoas
1. A empresa Sophell & Sophell se perdeu no processo de reestruturação das empresas, no qual a maioria inovou e mudou para acompanhar o mercado. É considerada uma empresa de paradigma tradicional, cuja mudança é vista como ultimo recurso. A empresa precisa ver a mudança, a aprendizagem e a gestão do conhecimento como elementos fundamentais.
-Subordinados sempre com as mesmas funções, desqualificados, executando as mesmas tarefas e do mesmo jeito e setores que não interagem: é necessário permitir que o indivíduo possa se movimentar mais na organização e comunicar-se nos outros setores (visão integrada da empresa), melhorando o ambiente organizacional e ajudando a elevar a competitividade da organização.
-A estratégia fundamental é produzir em volume, poucas linhas de produtos e com preço baixo: é necessário inovar e agregar valor aos processos e produtos, preocuparse menos com produtividade e ajustar os erros e falhas para maior qualificação do produto final. Investir no marketing, na modernização dos produtos e da marca, pesquisar tendências e conceitos para a empresa, preocupando com preocupação com o mercado externo, aspectos sociais, políticos e econômicos que interferem na organização -Processo de trabalho taylorista-fordista (repetitivos, que não exigem e não demandam aprendizado): é necessário o incentivo ao individuo, que deve contribuir com conhecimento e gerar novas idéias para empresa e fazê-lo preocupar com a mudança e aprendizado. Um sistema de avaliação de desempenho e promoções que promovam satisfação pessoal dos funcionários, que não estão mais motivados nem com o salário.
2. As empresas da nova economia são muito preocupadas com o conhecimento e com a competência. O importante é fazer do conhecimento algo que gere competência, que agrega valor, valores para os clientes, para o mercado, para se tornarem mais competitivas. A conversão da informação pro conhecimento só é feito com pessoas
(Peopleware), que são