A doutrina da Igreja Catolica
A doutrina da Igreja Católica é o conjunto de todas as verdades de fé professadas pela Igreja Católica. Segundo o Catecismo de São Pio X, a doutrina católica foi ensinada por Jesus Cristo para mostrar aos homens o caminho da salvação e da vida eterna.
As suas partes mais importantes são quatro: o Credo, o Pai Nosso, os Dez Mandamentos e os sete sacramentos. Esta Igreja cristã acredita que a sua doutrina foi sendo gradualmente revelada por Deus através dos tempos, atingindo a sua plenitude e perfeição em Jesus Cristo, o Messias e o Salvador do mundo e da humanidade. Para os católicos, a fé consiste na sua livre entrega e amor a Deus, prestando-Lhe "o obséquio pleno do seu intelecto e da sua vontade e dando voluntário assentimento à revelação feita por Ele". Essa revelação é transmitida pela Igreja sob a forma de Tradição. A fé em Deus "opera pela caridade" por isso, a vida de santificação católica obriga, para além de participar nos sacramentos, a executar a vontade divina. Este objetivo pode ser alcançado, com a graça de Deus, mediante a observância dos Dez Mandamentos e dos outros ensinamentos revelados. A doutrina católica está explicada no Credo Niceno-Constantinopolitano e em documentos da Igreja, como o Catecismo da Igreja Católica e o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica .
Quando surgiu
A Igreja Católica Romana declara que sua origem é a morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo em aproximadamente 30 d.C.
A Igreja Católica proclama a si própria como a Igreja pela qual Jesus Cristo morreu, a Igreja que foi estabelecida e construída pelos Apóstolos.
Principais Representantes
Papa, o bispo de Roma. Os que o assistem e aconselham na liderança da igreja são os Cardeais;
Patriarcas são chefes de algumas Igrejas Católicas Orientais sui juris.
Bispo (Arcebispo): são os sucessores diretos dos doze apóstolos. Receberam a totalidade dos graus da Ordem; assim por instituição divina podem transmitir o sacerdócio católico;
Padre: