Gest O De Conflitos
2010
GESTÃO DE CONFLITOS
1-DEFINIÇÃO E CONCEITOS
Define-se o que é o conflito, quais as atitudes que os gestores e empregados têm perante o conflito, quais as fontes de conflito, alguns fatores condicionantes do conflito, as melhores estratégias para lidar com o conflito nas empresas (o que dá mais rendimento) e algumas conclusões sobre o tema.
Segundo Thomas (1992), “o conflito é o processo que começa quando uma das partes percebe que a outra parte a afetou de forma negativa, ou que a irá afetar de igual forma “ (Thomas,
1990, p. 653).
Esta definição tem três características:
- O conflito tem que ser percebido, pois a ideia será a não existência de conflito, não existe conflito;
- Tem que existir uma interação;
- Tem que haver uma incompatibilidade entre as partes.
Serrano e Rodriguez (1993), “ pensam que o conflito é um encontro entre duas ou mais linhas de força, com direções convergentes, mas em sentidos opostos, resultando deste encontro a necessidade de uma gestão eficaz da situação, de modo a ser retirado algo de positivo dela.
A eficácia de uma equipe não irá depender somente do desempenho individual dos seus elementos, mas da estreita colaboração entre eles, do grau de entreajuda , da capacidade dessa equipe na tolerância dos pontos que divergem, isto é, o conflito. O conflito vai ser diretamente proporcional ao desempenho da equipa a vários níveis, quer pelo lado positivo quer pelo negativo.
Segundo Hampton, Summer & Webber, (1973):
“Em qualquer organização, a existência de conflito com baixos níveis deixa a organização vulnerável à estagnação, à tomada de decisões empobrecidas, mesmo à falta de eficácia, enquanto que possuir conflito em demasia encaminha a organização diretamente ao caos.” Neste caso é a gestão do conflito que se mostra necessária, podendo passar pela negociação ou por outras estratégias, e não a sua eliminação (Carvalho Ferreira, Neves & Caetano, 2001; Rahim, 2001).
De acordo com Taylor, Fayol e Weber: Em suas