Trabalho Final Do M Dulo Negocia O E Gest O De Conflitos
MBA GESTÃO EMPRESARIAL
PROF. THOMAS ADOUR
Trabalho final do módulo
INTRODUÇÃO:
Desenvolvo a atividade de Encarregado de Produção faz 3,7 anos em uma Indústria de Transformação de Materiais ( Metalúrgica ), a empresa tem 113 anos de existência e fica situada no Bairro de Honório Gurgel – Rio de Janeiro. Com um faturamento anual de cerca de 350 Milhões de reias a mesma é controlada por 3 donos ( Diretores ), que desenvolvem atividades até hoje na sua sede. Possuí outras unidades no país e países vizinhos como Venezuela, Argentina, Chile e Uruguai. Fabricamos vários tipos de materiais que são de suma importância para o crescimento do nosso país, tais como: Toda parte de sinalização de rodovias, Armazenagem de Grãos, Galvanização, Pintura eletrostática ( Epoxi ), grades piso ( Gradil e ou Grating ), e é líder na fabricação de defensas metálicas no dito popular Guardirreio.
Sou gestor de 52 funcionários de vários níveis: Operadores, Ajudantes de Produção, Técnico de Manutenção, Soldadores, Caldeireiros, Conferentes e Ajudantes de Carga e Descarga.
Vou apresentar as quatros estratégias de negociação que já participei no meu dia a dia de trabalho:
1_ Ganha-Perde.
A nossa estrutura de fabricação é enxuta, devido a isso no start-up da fábrica de grades, decidimos locar maquinários para o processo de fabricação, esta decisão foi tomada, devido ao alto investimento que deveríamos estar empregando no início do negócio. Ao longo de dois anos de parceria/fornecedor com a empresa JW Ferramentas, decidimos investir na compra de máquinas de solda tornando assim um valor de ativo para a empresa, haja visto que o valor de locação praticado por mês era correspondente ao valor de uma máquina nova. Fiz um levantamento (orçamentos) junto aos maiores fabricantes/representantes de máquinas de solda do mercado, as marcas foram: ESAB, SUMIG, BALMER. Ao final do levantamento identificamos qual seria a marca SUMIG de menor custo/beneficio para