Gesso
Defina o que é gesso.
O gesso é um material branco fino que em contato com a água se hidrata, num processo exotérmico, formando um produto não hidráulico e rijo. É também um dos aglomerantes mais usados na construção civil.
Cite seis características/ propriedades do gesso.
Elevada plasticidade da pasta;
Pega e endurecimento rápido;
Finura equivalente ao cimento;
Garantem desempenho satisfatório quando utilizado como aglomerante na fabricação de pré-moldados ou aplicado como revestimento.
A propriedade de absorver e liberar umidade ao ambiente confere aos revestimentos em gesso um elevado poder de equilíbrio higroscópico, além de funcionar como inibidor de propagação de chamas, liberando moléculas d’água quando em contato com o fogo.
Por outro lado, devido a solubilidade dos produtos em gesso ( 1,8 g/ l), a utilização destes fica restrito a ambientes interiores e onde não haja contato direto e constante com água ( áreas molhadas) e desde que se considere certos cuidados, tais como: o alto poder oxidante do gesso quando em contato com componentes ferrosos; o alto poder expansivo das moléculas de etringita, formadas pela associação do gesso com o cimento em fase de hidratação; diminuição da resistência com o grau de umidade absorvida; a solubilidade e lixiviação com a percolação de água constante.
Onde normalmente é aplicado o gesso?
Dentro da construção civil o gesso é aplicado como, como material aglomerante – desenvolveu-se após descobertas de métodos para controlar o tempo de pega (endurecimento) do gesso; é usado também especialmente em revestimentos e decorações de interior. O material pode ser aplicado em forma de pasta (gesso e água) ou como argamassa (gesso, areia e água).
O que vem a ser “gesso de Paris”? Existem tipos de gesso diferentes, de acordo com o grau de calcinação, como o gesso de estuque (calcinação completa) e o gesso de Paris (calcinação incompleta). Nesse caso As pedras de gipsita, (depois da britagem e