Gesso
Trabalho de Materiais II ENSAIOS DO GESSO
Granulometria
É o Estudo ou determinação das dimensões das partículas sedimentares. Os estudos granulométricos servem para a distribuição percentual das várias frações granulométricas de um sedimento, sendo importante elemento de diagnose das condições de transporte e sedimentação prevalecentes no momento de sua deposição; processo utilizado para a determinação da percentagem em peso que cada faixa específica de tamanho de partículas representa na massa total ensaiada. Através dos resultados obtidos desse ensaio é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, tão importante para a classificação dos solos bem como a estimativa de parâmetros para bases estabilizadas.
Ensaios de Granulometria em Gesso
Objetivo
Determinar a distribuição na amostra de material, observando se está em conformidade com a especificação requerida pelo fornecedor, avalia a classificação realizada por um equipamento de peneiração. Esta operação da granulometria de uma amostra é realizada com auxílio de agitadores.
Revisão bibliográfica:
Os ensaios foram feitos tendo com o objetivo determinar as características geométricas, físicas e mecânicas do formato obtido pelo gesso, quanto ao seu emprego, traço, e tempo de pega. Tendo em mãos os resultados desses experimentos podemos quantificá-lo e caracterizar a amostra.
O processo de aceitação ou recusa é feito a partir das especificações das normas técnicas da ABNT NBR 12127, e NBR 83468 estas que fixam os requisitos de exigência para adequação do Gesso ao revestimento e fundição.
Métodos e Materiais: Esse ensaio consiste em passar uma quantidade de massa especifica em peneiras determinadas por normas. Na preparação para o ensaio é necessário passar 300g de gesso em pó na