parabola
Engenharia de Petróleo e Gás – 3º Semestre – Sala 619 - Matutino
Clauses Sousa; Felipe Santana; Filipe Rego;Mateus Batista;Leonardo Silva;Waldir Tamega
Entregue a Dourival Edgar dos Santos Junior professor da disciplina Física II
I. Introdução
Uma força exercida por um fluido sobre um corpo inteiro ou parcialmente submerso nesse fluido é denominada força de empuxo. Essa mesma força é igual ao peso deslocado pelo corpo “1”. As experiências realizadas no laboratório tiveram como objetivo encontrar a força de empuxo de um corpo mergulhado na água, fazendo o mesmo ter seu peso real reduzido, demonstrando assim a teoria sobre o principio de Arquimedes, e a densidade do corpo de prova quando está submerso. Seguem abaixo as formulas utilizadas para realizar o experimento:
E=dgv (força do empuxo)
∆v=v- (volume deslocado)
D= (densidade do objeto)
II. Experimento
Os materiais que foram utilizados para realizar o experimento foram: corpo de prova de plástico, corpo de prova de bronze, Becker graduado, tripé, dinamômetro e água. O experimento foi dividido em duas etapas. Primeiramente foi calculada a densidade do corpo de prova de bronze, após ser submerso em água. Em seguida calculamos a força do empuxo no corpo de prova de plástico, o mesmo foi mergulhado em quatro profundidades constatando assim resultados diferentes, que foram organizados em uma tabela.
Fig. 1. Exemplo do experimento.
III. Resultados
Primeiramente foi analisado que o corpo de prova de bronze que pesava 96g ao ser submerso fez com que o volume de água aumentasse 10ml sendo assim possível o calculo da sua densidade que foi 9,6g/cm³. Após esta etapa pode-se, analisar que quanto mais objeto de peso real 0,34N era mergulhado na água, seu peso aparente diminuía e o volume final da água aumentava, o mesmo vale para empuxo.
Tabela I
Fraçao do volume imerso
Volume deslocado (mL)
Peso Aparente Pap(N)
Empuxo E(N)
1/4
6mL
0,28N
0,06N
2/4