física III
Pode-se dizer que a carga (Q) cria ao seu redor uma região de campo elétrico ( E ), que é a região de influência da carga elétrica (Q), onde qualquer carga de prova (q) colocada sofre a ação da força elétrica (F).
Campo Elétrico
Toda carga elétrica gera ao seu redor um campo elétrico, que é uma grandeza vetorial, possui módulo, direção e sentido.
O módulo ou intensidade do campo elétrico é obtido pela razão entre a força elétrica e o módulo da carga de prova.
Campo Elétrico
A Unidade de medida no S. I., para campo elétrico é em Newton/Coulomb (N/C) ou Volt/metro (V/m).
Conhecendo-se a intensidade do campo elétrico e o módulo da carga, pode-se obter a intensidade da força elétrica.
Campo Elétrico
É possível determinar a intensidade de um campo elétrico criado por uma carga puntiforme numa determinada região do espaço, sem a necessidade de se conhecer a intensidade a carga de prova.
Sabe-se que o campo elétrico é dado pela razão entre a força elétrica e a intensidade da carga elétrica e a intensidade da força elétrica pode ser determinada usando-se a lei de Coulomb. Unindo as duas expressões, vem:
Campo Elétrico
Observa-se que o campo elétrico não depende da presença da carga de prova para existir e que o campo elétrico é uma função do ponto (P) do qual se toma a distância de referência ( d ).
Campo Elétrico
A direção do vetor campo elétrico é o da reta que une o ponto à carga que gera o campo (geradora ou criadora). O sentido é de afastamento da carga se ela for positiva (Q>0) e de aproximação da carga se ela for negativa