Gesso
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAIBA
DISCIPLINA: Materiais de Construção II
CURSO: TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFICIO
TRABALHO
DE
A CAL E GESSO na Construção civil
ALUNO: GILBERTO GOMES DA CRUZ SOBRINHO MATRICULA: 20102160141
PROFESSOR: Salustiano M. Souza Alves
INTRODUÇÃO
A cal é um aglomerante aéreo, ou seja, é um produto que reage em contato com o ar. Nesta reação, os componentes da cal se transformam em um material tão rígido quanto a rocha original (o calcário) utilizada para fabricar o produto.
A presença do gesso na construção, em forma de revestimento de paredes de alvenaria ou mesmo como material para construção das divisórias internas dos imóveis, começou a ser difundido na mesma época que o isopor, que é aplicado nas lajes dos edifícios. Porém, por considerarem alto o investimento, os empresários do setor somente agora estão intensificando o uso do produto.
A CAL Fabricação | |
O calcário, depois de extraído, selecionado e moído, é submetido a elevadas temperaturas em fornos industriais num processo conhecido como calcinação, que dá origem ao CaO (óxido de cálcio: cal) e CO2 (gás carbônico). Para essa reação ocorrer, a temperatura do forno da caieira (indústria produtora de cal) deve ser de no mínimo 850 graus celsius, mas a eficiência total da calcinação se dá à temperatura de 900 a 1000 graus. Portanto, o processo demanda queima de combustível: lenha (gasogênio), óleo combustível, gás natural, gás de coqueira, carvão ou material reciclado.
Para a obtenção da cal hidratada é necessário promover a reação da cal virgem com água, o que resulta em hidróxido de cálcio, segundo a fórmula:
CaO + H2O = Ca(OH)2
A geração de calor nesse processo é tão grande, que parte da água evapora e parece uma "fumaça". |
Usos e Aplicações | | Na construção civil, a cal hidratada é utilizada como componente fundamental no preparo de