Gesso
1. Definiçao “É definido gesso (CaSO4 .1/2H2O), como todo gesso cozido que convém para trabalhos de construção. É obtido por eliminação parcial ou total da água de cristalização contida no minério natural chamado gipso (sulfato de cálcio dihidratado)”. (TEIXEIRA, Expedito. “Gesso: Produção e utilização na construção civil”. In: Materiais de Construção. Minas Gerais: UFOP, 2009.p.22).
“A variedade de gipso com maior importância econômica é a gipsita, geralmente encontrada sob a forma de material compacto, de granulação fina a média. Outras variedades do gipso são o alabastro, a selenita e o espato cetim. Existe também a anidrita que é um sulfato de cálcio natural sem água de cristalização”. (TEIXEIRA, Expedito. “Gesso: Produção e utilização na construção civil”. In: Materiais de Construção. Minas Gerais: UFOP, 2009.p.23).
2. Obtenção do gesso “A gipsita calcinada é bastante utilizada pela indústria da construção civil. Ao ser calcinado em temperatura adequada, ela perde parte da água de cristalização, obtendo-se o produto geralmente conhecido como gesso (hemihidrato)”. (BENACHOUR, M; PERES, L; SANTOS, V.A. “Gesso para construção”. In: O Gesso. Pernambuco: SEBRAE, 2001.p.147).
2CaSO4.2H2O 140°C - 160°C 2 [ CaSO4 + 1/2H2O] + 3H2O gipsita calcinação gesso vapor d’água O gesso que encontra sob a forma de pasta para revestimentos e decorações interiores, placas lisas moldadas e gesso acartonado, é um aglomerante aéreo. A gipsita vem geralmente acompanhada de impurezas como sílica, alumina, carbonato de cálcio, óxido de magnésio, de ferro, num total não ultrapassando 6%. (BENACHOUR, M; PERES, L; SANTOS, V.A. “Gesso para construção”. In: O Gesso. Pernambuco: SEBRAE, 2001.p.147).
6.Matéria Prima
“Além do gipso, o gesso pode ainda ser obtido como subproduto da indústria de fertilizantes (fosfogesso ou gesso químico) pela solubilização de rochas fosfáticas por ácidos clorídrico, nítrico