Gerência de Configuração e Mudança
O Gerênciamento de configuração de software é uma atividade que visa a qualidade do software, procura garantir que todos os itens de um produto sejam rigorosamente mantidos sob controle , com isso todas as alterações são registradas com a finalidade de ter registro e garantia de recuperação de dados , nesses registros são encontrado as razões das modificações solicitadas , quem solicitou e quem realizou a modificação .
PRESSMAN define Gestão de Configuração de Software como :
“Gestão de configuração de software é um conjunto de atividade de acompanhamento e controle que começa quando o projeto de engenharia de software tem inicio e só termina quando o software é retirado de operação .”(PRESSMAN , 2006,p.599).
Com tantas mudanças necessitamos de alguma forma de gerenciamentos para que o desenvolvimento não siga em direção ao caos.
Entre outras coisas a Gerência de Configuração de Software responde a algumas questões como: Quais mudanças aconteceram no sistema? Por que essas mudanças aconteceram? O sistema continua íntegro mesmo após as mudanças?
A Gerência de Configuração de Software é formada pelas atividades de Controle de Versão, Controle de Mudanças e Integração Contínua. Portanto, a configuração é o estado do conjunto de itens que formam o sistema em um determinado momento e a Gerência de Configuração de Software é quem controla a evolução dessas configurações durante o ciclo de vida do projeto.
A importância da Gerência de Configuração de Software é comprovada quando analisamos os diversos modelos de maturidade de desenvolvimento , tais como CMMi.
Controle de Versão
Esta atividade é responsável por apoiar as atividades de controle de mudanças e integração contínua. Basicamente o Controle de Versão fornece os seguintes serviços: Identifica, armazena e gerencia os itens de configuração e as suas versões durante todo o ciclo de vida do software; Mantém o histórico de todas as alterações realizadas nos