Sobre processo gerencias
Alex Julio
Andre Mendes
Bruno Leonardo
Carlos Eduardo
Mauricio Aguilera
Pedro Henrique
Rafael Henrique
Sérgio Duque
CONFIGURAÇÃO DE MANUTENÇÃO
Pesquisa apresentado à disciplina Fundamentos da Engenharia de Software, no terceiro semestre noturno do Curso Informática para Gestão de Negócios, sob a orientação do Profª. Sueli.
São Bernardo do Campo
2010
RESUMO 3 INTRODUÇÃO 4 REFERÊNCIAL CONCEITUAL 7 METODOLOGIA 13 RESULTADOS 15 CONCLUSÃO 18 REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 19
RESUMO
A Gerência de Projetos representa uma das atividades mais importantes do desenvolvimento de software, pois promove o equilíbrio entre as ações de escopo, tempo, custo, qualidade e bom relacionamento com o cliente. A maior eficiência no gerenciamento dos projetos pode ser alcançada pela execução de algumas atividades de apoio com foco em fatores específicos. Neste contexto, encontra-se a Gerência de Configuração e Mudanças, uma atividade que possibilita o acompanhamento e o controle de artefatos, processos e ferramentas, durante todo o ciclo de vida do software. O objetivo deste estudo é descrever, a partir do conteúdo, entrevistas e trabalhos acadêmicos, como a Gerência de Configuração e Mudanças vem sendo aplicada em ambientes de desenvolvimento ágil de sistemas e, a partir disto, indicar a melhor maneira de executar esta atividade neste cenário.
INTRODUÇÃO
A presença dos computadores nas mais diversas áreas da atuação humana tem possibilitado uma crescente demanda por soluções computacionais, tornando o desenvolvimento de software uma atividade de suma importância na sociedade contemporânea.
Visando melhorar a qualidade dos produtos de software e o aumento na produtividade das equipes de desenvolvimento, surgiu a Engenharia de Software, responsável por tratar de aspectos relacionados ao estabelecimento de processos, métodos, técnicas, ferramentas e ambientes de suporte ao desenvolvimento.