Novas diretrizes currículares a favor do docente
Fica claro nas novas propostas das Diretrizes Curriculares o dever de discussões sobre como orientar os trabalhos paras as crianças que estão nas creches, e como garantir o desenvolvimento das crianças de quatro e cinco anos sem que antecipem os conteúdos para o Ensino Fundamental. O Estado tem o dever de garantir uma boa qualidade de Educação Infantil.
A creche vai ser como um segundo lar para a criança, portanto é dever da instituição e dos professores proporcionar ás crianças um ambiente agradável. É importante os professores gostar daquilo que faz, pois toda criança precisa de carinho e atenção, principalmente crianças de 0 a 5 anos, que estão dando os primeiros passos, aprendendo e conhecendo, pois para eles tudo é novo.
Nessa fase é importante que se faça um bom planejamento, toda criança deve ter uma rotina, ter a hora certa de comer, de brincar, de fazer a higiene, de dormir. Todo comportamento deve ser monitorado pela professora, que deve estar atenta a todo e qualquer tipo de reação que a criança tenha.
Como disse anteriormente, para as crianças nessa faixa etária tudo é muito novo para eles, então ai a importância dos professores trazer coisas diferentes para os pequenos. A música, que é uma ótima atividade para se expressarem através de ritmos, desenhar usando diferentes materiais, a dança, o teatro, brincadeiras, brinquedos que chamem a atenção deles, como coisas coloridas, com tamanhos e formatos diferentes, o que contribuem para o desenvolvimento das crianças.
Contudo, as crianças precisam de estímulos e o professor deve observar todo comportamento da criança, para que no final ela consiga avaliar as qualidades e necessidades de cada um, assim se consegue trabalhar individualmente com cada um.
1.2 ORGANIZAÇÃO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Todo professor deve realizar um plano de aula eficiente, proporcionar, e organizar os conteúdos para seus alunos. E o RCNEI é um documento que veio para orientar os