Gestão da Configuração - Qualidade de Software
1 INTRODUÇÃO 13
1.1 Itens de configuração 13
1.2 Check in e check out 14
1.3 Controle da configuração 14
1.3.1 Controle de mudanças(CM) 14
1.3.2 Definição de baselines(DB) 15
1.3.3 Armazenamento do Status dos itens de configuração (ASIC) 15
1.4 Relato da situação da configuração 15
1.5 Avaliação da configuração 15
1.5.1 Auditoria de gerência de configuração (AGC) 16
1.5.2 Coleta de métricas (CMe) 16
1.6 Gerência de liberação e distribuição 16
1.6.2 Integração do software (IS) 17
1.6.3 Pacote de release (PR) 17
1 INTRODUÇÃO
O gerenciamento de configuração (configuration management - CM) é o desenvolvimento e aplicação de padrões e procedimentos para gerenciar um produto de sistema em desenvolvimento. É necessário gerenciar os sistemas em desenvolvimento porque, à medida que eles se desenvolvem, são criadas muitas versões diferentes de software.
Essas versões incorporam propostas de mudanças,correções de defeitos e adaptações para diferentes hardwares e sistemas operacionais. É possível que haja várias versões em desenvolvimento e em uso ao mesmo tempo. É necessário manter o controle das mudanças que foram implementadas e de como essas mudanças foram incluídas no software.
Ela tem por objetivo auxiliar os envolvidos na produção de software a definir seus papéis, por meio de processos bem definidos, e assim proporcionar às organizações que a utilizam um melhor entendimento das atividades a serem executadas nas operações que envolvem, de alguma forma, o software.
1.1 Itens de configuração
O repositório é um local sob controle de acesso (banco de dados) onde são armazenados os Itens de Configuração de Software depois de liberados por uma linha-base.
Ele pode ser um sistema de arquivos locais ou um servidor remoto,de qualquer forma é utilizado para controlar o acesso à arquivos,mudanças e providencia uma árvore de versão para gerenciar versões diferentes de arquivos.
Suas principais vantagens são a