Gerência da Produção
Lista 1 de Exercícios
1. Conceitue Administração da Produção.
A Administração da Produção ou Administração de operações é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços. Segundo Slack, a produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.
2. Quais são as similaridades entre todas as operações produtivas?
Todas as operações produtivas podem ser modeladas como processos que transformam recursos de entrada (input) em recursos de saída (output). Todos os recursos de entrada possuem recursos transformadores, que são, geralmente, divididos entre “instalações” e “pessoais”. Todos também possuem recursos transformados, que são uma combinação de materiais, informações e consumidores. Todas as operações transformam recursos de input em recursos de output ao agir em algum aspecto de suas propriedades físicas, propriedades de informação, posse, localização, estoque ou acomodação, estado fisiológico ou psicológico. Todas as operações produzem alguma combinação de bens ou produtos físicos (tangíveis) e serviços menos tangíveis. Poucas operações produzem somente produtos físicos ou somente serviços. Todas as operações podem ser divididas em micro-operações, que formam uma rede de relacionamentos de consumidores-fornecedores internos dentro da operação. Todas as operações podem ser vistas como um conjunto de processos de negócios que geralmente cruzam micro-operações baseadas em função.
3. Como as operações produtivas diferem uma da outra?
A gerência de operações trata de operações produtivas, que tipicamente se diferem em quatro variáveis:
Volume - Em sistemas de grande volume de produção (por exemplo, os sistemas da lanchonete McDonalds), há um alto grau de repetição de tarefas. Isso possibilita a especialização de trabalhadores, e a sistematização do