Gerencia de produção
2- Filosofia JIT
As filosofias japonesas de manufatura e administração, especialmente o Just ln Time (JIT) é muito atrativas aos países industrializados e em desenvolvimento, pela simplicidade dos conceitos envolvidos nela, bem como pelos baixos requerimentos em especialização e investimento de capital. Tal filosofia deu uma nova fase as relações de competitividade mantidas pelos principais países industrializados.
A filosofia Just In Time (JIT) surgiu no Japão na década de 60, sendo utilizada inicialmente pela indústria automobilística, particularmente pela Toyota Motors company, sendo seus conceitos aos poucos difundidos e seus princípios se consolidando e transferidos para outros segmentos industrias. A filosofia da manufatura JIT é operar um sistema de manufatura simples e eficiente capaz de aperfeiçoar o uso dos recursos de capital, equipamento e mão-de-obra. Isto resulta em um sistema de produção capaz de atender às exigências de qualidade e de entrega do cliente, ao menor custo ( Lubben, 1989 ). E foi a partir da década de 80 que tal filosofia passou a receber maior atenção dos estudiosos da área de gerenciamento de produção, tornando- se desta forma universalizada.
Segundo (Lubben 1989), a meta do JIT é eliminar qualquer função desnecessária ao sistema de manufatura que traga custos indiretos, que não acrescente valor para a empresa, e que impeça uma melhor produtividade ou agregue despesas desnecessárias ao sistema operacional do cliente. Desta forma o Just-ln-Time pode ser descrito como: uma