Gerente e Líderes qual a diferença?
Neste texto o autor tece uma crítica ao modelo de administração utilizado por muitas empresas que primam pelo conservadorismo, por fórmulas testadas e comprovadas ao invés de assumir riscos e se aventurar por novos caminhos fazendo algo diferente para estar a frente do mercado. A diferença entre os conceitos de liderança e gerenciamento foi muito bem explorada pelo autor, está muito claro que são atributos totalmente diferentes entre si.
O líder é a pessoa que exerce influência interpessoal, é inspirador, tem capacidade de influenciar as outras pessoas e de motivá-las a buscar determinado objetivo. O líder não segue um modelo definido, ele busca novas soluções, desenvolve novos caminhos e consegue direcionar o esforço coletivo e causar interesse em direção à meta proposta.
Por outro lado o gerente é a pessoa focada na razão, na objetividade e praticidade, busca manter a ordem, o controle e seguir regras pré-determinadas. Está preocupado com a qualidade e a produtividade. O papel do gerente consiste em planejar e organizar, estabelecendo etapas e prazos detalhados para alcançar os resultados, alocar e estruturar equipes de pessoas, delegar responsabilidade e autoridade para colocar o plano em ação, suprir normas e procedimentos para ajudar as pessoas, criar métodos ou sistemas para controlar a implementação e, por fim, monitorar os resultados em relação ao plano, apontando desvios e indicando soluções para esses problemas. Ou seja, o gerente busca fazer as coisas acontecerem de forma racional, lógica, com controle e organização.
As diferenças entre líderes e gerentes nos ajudam a compreender os comportamentos das pessoas que exercem o poder, bem como fica claro que as empresas necessitam de ambos os perfis. É quase impossível imaginar uma empresa, de médio e grande porte, somente com pessoas com perfil de líder, sem alguém para controlar, seria um caos total. Por outro lado, uma empresa constituída