Faculdade
Gerenciar e Liderar Gerenciar/administrar ação de extrema importância que tem como função manter a continuidade da organização. Precisamos gerenciar acontecimentos, procedimentos, informações, dinheiro, tempo, máquinas, etc. Estilos de gerenciamento: gerenciamento pela rotina, pelas diretrizes... Porém é a liderança que constrói e mantém as empresas, assim como os povos e as nações, pois necessitamos ser inspirados, estimulados e encorajados a fazer o melhor. Estuda, experimenta, orienta e cria condições para as pessoas darem o máximo de sua habilidade. “O líder é muito mais sensibilidade e intuição, enquanto que o gerente é, por assim dizer, o referencial da racionalidade e pragmaticidade.” (Bergamini & Coda, 1997, p. 335)
Definições segundo os Drs. Hersey e Blanchard (Management of Organizational Behavior): Gerenciar Trabalhar com e por meio de pessoas e grupos para atingir os objetivos organizacionais. Liderar Influenciar o comportamento humano sem esquecer dos objetivos organizacionais. É a habilidade de influenciar outras pessoas. (Obs. Ver outras definições)
Onde está a diferença? A diferença de um líder está na preocupação com as necessidades dos outros e na forma de encarar os desafios com os quais se defronta, pois irá demonstrar: Entusiasmo em melhorar as coisas Criar novas oportunidades Ter paixão por uma causa Desejar dar algo a sociedade Ter a sua recompensa por servir os outros.
Desafios da liderança Entender as pessoas Saber como distribuir tarefas para que as pessoas possam ser eficientes e aumentar seu potencial Saber como ouvir Saber como se fazer compreender
Para Freud o líder precisa ter: Compreensão interna superior das necessidades da vida Domínio de seus desejos instintuais.
Profª Mônica Karsokas – Liderança e Criatividade
Diferenças explícitas de atitudes entre gerente e líder, segundo Bennis, autor do livro Formação do Líder: