Memorial 8
Clareza é a expressão da idéia de forma que passa a ser rapidamente compreendida pelo leitor. Para ser clara é preciso evitar: a construção de frases ambíguas; o emprego de palavras desconhecidas e longas; construções sintáticas complexas, dando-se preferência á construção de orações independentes; intercalações excessivas ou ordem inversa desnecessária.
Coerência é a conexão lógica, a ligação harmônica dos fatos. Para se obter a adequada conexão textual é preciso ater-se á significação das palavras, ao encadeamento lógico mediante as relações de tempo, de espaço, de causa e de conseqüência, ou seja, a continuidade de sentido entre um parágrafo e outro.
Objetividade é a capacidade de transmitir idéias relevantes, retirando do texto as informações desnecessárias. Coesão á a articulação gramatical entre as palavras, orações, frases e parágrafos ou ainda uma maneira de se recuperar em uma segunda fase, um termo citado em uma primeira. As palavras responsáveis pela coesão, em geral são: os pronomes (pessoais, possessivos e demonstrativos), os advérbios de lugar (ali, lá, aqui), os artigos definidos e conectivos (mas, porque, portanto, pois, etc.). Criatividade é a capacidade de captar a atenção da luta para o texto, evitando o emprego de expressões óbvias, desgastadas, repetições desnecessárias.
A eficácia de um texto é medida pelo o nível da resposta dada. O texto eficaz deve ser o mais objetivo possível, evitando-se os rebuscamentos, os excessos, os exageros, as construções complexas. Quanto mais conciso e facilmente compreendido, mais eficaz é o texto.
A carta é, até os dias atuais, um dos meios mais antigo de correspondência oficial e ao longo do tempo foi-se modernizando até se tornar no que conhecemos hoje, como o ofício.
O ofício é subdividido em duas categorias: ofício de solicitação e de requerimento. A solicitação é dirigida a pessoas de suas relações de trabalho e o requerimento a autoridade do serviço público.
Ata é um resumo escrito, com