Trabalho de administração
Acadêmica: Rosemara Machado Nunes
Professor orientador: Alexandre Galina Bolzan
Resumo
A criação de novos rumos e de novas maneiras de gerenciar é uma tarefa complexa e desafiadora para as organizações recém-criadas quanto nas já estabelecidas. A figura do líder gerente é um ponto fundamental que cria as condições favoráveis para o sucesso da organização e para a maximização dos resultados que a empresa almeja.
A liderança gerencial sólida e irmanada com o colaborador motivado provavelmente conseguirá trazer bons retornos para a organização e conseqüentemente para o próprio colaborador. Este artigo busca verificar a opinião do colaborador com relação ao seu líder /gerente, de uma maneira a comparar e diferenciar um líder do sexo masculino e uma líder do sexo do feminino, observando as suas diferenças, suas falhas e seus principais insucessos. Palavras-chaves: Liderança, Perfil, Avaliação
Introdução:
No mundo atual as organizações necessitam buscar sempre novas alternativas de melhoria diárias e contínuas para manter-se no mercado competitivo. Um instrumento poderoso e fundamental nas organizações é a liderança e o seu grau de confiabilidade que exerce ou não sobre os seus subordinados.
De acordo com o grau de confiança que se exerce sobre alguém, pode-se ditar o futuro de uma empresa, e se esse grau de confiança não for suficiente, os impactos na empresa e nos seus colaboradores serão visíveis e passarão a prejudicar a organização em todos os seus setores.
Os resultados organizacionais podem ser drasticamente afetados, na medida que os seus respectivos líderes se deparem com conflitos internos e que não possam ser resolvidos. Esses conflitos além de perturbar o desempenho individual, provocarão uma desmotivação no grupo como um todo.
A antiga visão de administrar onde o gerente era um