Leitura e produção de texto
O grupo entende que a leitura é um processo de compreensão no qual constroem significados sobre o texto. Nesse processo, tanto o texto quanto o leitor são importante, à medida que, para ler, o leitor não lança mão apenas de suas habilidades de decodificação, mas aporta ao texto suas previsões sobre ele, seus conhecimentos prévios e seus objetivos. Com base no material textual e em sua bagagem, o leitor se envolve em processo de verificação de previsões, faz ajustes e, assim, vai construindo sentidos possíveis para o que lê.
Na leitura compreensiva, o leitor não se coloca numa posição passiva, já que atua sobre o texto e interage com ele. Os seus conhecimentos lingüísticos, textuais, e de mundo são fundamentais no processo de leitura, determinantes mesmo das antecipações, das inferências a serem realizadas pelo leitor e dos sentidos a serem construídos. “Não se formam bons leitores oferecendo materiais de leitura empobrecidos, justamente no momento em que as crianças são iniciadas no mundo da escrita”.
As pessoas aprendem a gostar de ler quando, de alguma forma, a qualidade de suas vidas melhora com a leitura. (PCN- p. 36,)
Em outras palavras, as estratégias de leituras são muito variadas, as informações implícitas que todo texto contem são inferidas pelo leitor com base não só nos elementos presentes de forma implícita no texto, mas também nos conhecimentos que o leitor possui sobre o mundo. Estes, ao serem ativados, tanto possibilitam a leitura, como também vão sendo ampliados por meio dela, permitindo que cada vez mais o leitor estabeleça uma maior gama de relações e construa sentidos mais amplos que lhe permitam compreender melhor o mundo em que vive para poder se situar mele.
A comunicação entre os homens se estabelece por meio da linguagem verbal e não verbal. É nos atos da linguagem que os sujeitos se constroem, formulam pensamentos e as informações sobre o mundo se articulam,