Cmmi
CMM (Capability Maturity Model)
Classifica as organizações em cinco níveis distintos de maturidade de processo : Nível 1 - Inicial, Nível 2 - Repetível, Nível 3 - Definido, Nível 4 - Gereciado e, Nível 5 - Otimizado.
1. Nivel 1 - Inicial
O processo de software é caracterizado como singular (ad hoc) e ocasionalmente até caótico. Poucos processos estão definidos e o sucesso depende do esforço individual.
2. Nível 2 - Repetível
Processos básicos de gestão de projeto estabelecidos para acompanhar a evolução do custo, do cronograma e da funcionalidade. Disciplina para repetir sucessos anteriores em projetos similares.
2.1 KPA (6) 2.1.1 Gerenciamento de Configuração de software 2.1.2 Garantia da qualidade de software 2.1.3 Gerenciamento de Contratos de software 2.1.4 Acompanhamento e supervisão de projeto de Software 2.1.5 Planejamento de Projeto de software 2.1.6 Gerenciamento de Requisitos
3. Nível 3 - Definido
O processo de Software, tanto para atividades de gestão quanto de engenharia, está documentado, padronizado e integrado ao processo de software de toda a organização. Todos os projetos usam uma versão documentada e aprovada do processo da organização para desenvolver e manter software. Este nível inclui todas as características definidas para o nível 2.
3.1 KPA (7) 3.1.1 Revisões pelos pares 3.1.2 Coordenação intergrupal 3.1.3 Engenharia de Produto de software 3.1.4 Gerenciamento Integrado de software 3.1.5 Programa de Treinamento 3.1.6 Definição do Processo da Organização 3.1.7 Enfoque em Processos da Organização
4. Nível 4 - Gerenciado
Medidas detalhadas da qualidade do processo e do produto de software são coletadas. Tanto o processo de software quanto os produtos estão quantitativamente compreendidos e controlados usando medidas detalhadas. Este nível inclui todas as características definidas para o nível 3.
4.1 KPA (2) 4.1.1 Gerenciamento de Qualidade de Software 4.1.2 Gerenciamento Quantitativa de Processo
5. Nível 5